21fev

O que perguntar antes de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa, não é mesmo?

Por ser um sonho que precisa de organização e planejamento, é comum surgirem inúmeras dúvidas sobre como escolher o imóvel ideal. Para que você tenha a segurança e a certeza de que estará fazendo a escolha certa, nada melhor do que tirar todas as suas dúvidas conosco. Confira as principais perguntas que você deve fazer antes de comprar um imóvel:

Quais são os cuidados necessários em relação a documentação do imóvel?

Você deve fazer uma análise da documentação antes da compra do seu apartamento. Para a segurança da transação, a Corregedoria do Tribunal de Justiça de cada estado estabelece as certidões que devem ser apresentadas pelo vendedor.

Estas certidões devem estar sempre atualizadas, caso contrário o cartório de notas pode não lavrar a escritura pública, sem prejuízo de outras a critério do comprador.

Quais são as formas de pagamento disponíveis?

Veja com o seu corretor quais são as formas de pagamento disponíveis para o imóvel que deseja adquirir, se à vista, por financiamento imobiliário ou até mesmo dação (quando você utiliza o seu imóvel usado como parte do pagamento na compra de um outro).

A infraestrutura local vai atender minhas necessidades?

Pergunte quanto à infraestrutura disponível na região e se ela vai atender a todas as suas necessidades diárias. Isso inclui saber se onde você quer morar ficará próximo de serviços e comércios locais, tais como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes e academias.

Como saber se a compra que estou fazendo é um bom negócio?

Um bom negócio é caracterizado por diversos indicativos. Você deve analisar o valor em relação ao mercado, o estado do imóvel ou se ele atende às suas necessidades e expectativas. Além disso precisa averiguar se o empreendimento terá a valorização esperada nos próximos 5 anos, se a estimativa de crescimento da região é a desejada e se as condições de pagamento condizem com a sua realidade financeira. Combinado?

Você ainda tem alguma dúvida sobre comprar imóveis? Faça a sua pergunta para um dos nossos corretores e conte conosco no fechamento deste novo negócio.