5set

Dicas simples ajudam na hora de montar o quarto para os filhos dividirem

Irmãos que usam o mesmo cômodo têm mais oportunidades de cumplicidade

Dividir o quarto com o irmão ou irmãos é uma tarefa nem sempre fácil, por vezes acompanhada de brigas e desentendimentos. Mas essa fase, por mais tortuosa que pareça, trará importantes lembranças para seus filhos.

Ao montar o espaço é essencial levar em consideração a individualidade de cada um e a sua privacidade. Por isso, hoje Dia do Irmão, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença no convívio dos irmãos ao dividir o mesmo quarto:

Camas separadas: cada um precisa ter a sua cama, caso o espaço não permita outras opções podem ser consideradas, como uso do beliche, camas compactas ou bicamas.

Diferença de idade: quando os irmãos estão em idades muito diferentes é preciso compreender que cada um precisa de um espaço devidamente apropriado para a sua condição de vida, ainda que tenha que compartilhar o espaço.

Decoração: uma maneira de dividir os espaços em um quarto é decorar a área de cada filho de maneira diferente e se conseguir estabelecer uma espécie de link entre um e outro muito melhor. No geral, o ideal é fazer a escolha em conjunto com eles, para personalizar a decoração com um pouco do gosto pessoas de cada.

Organização: para evitar a bagunça uma ótima opção é apostar em móveis para guardar roupas de vestir, roupas de cama, livros, brinquedos e demais materiais. Procure usar prateleiras e nichos para organizar livros, revistas e brinquedos pequenos.

Para as roupas de cama e cobertas os baús são muito úteis. Além disso, é necessário que cada filho tenha seu armário ou guarda-roupa, para que se responsabilize pela organização e cuidado dos seus pertences.

Mais espaço: para quartos pequenos o uso de espelho é ótimo para dar amplitude. Outra dica é apostar na luz natural e nas cores neutras nas paredes.

A divisão do quarto entre irmãos não é apenas uma questão de espaço, mas sim de criar um vínculo entre eles. Irmãos que dividem o mesmo espaço possuem mais oportunidades de aprender a compartilhar os objetos pessoais, o que é uma virtude fundamental na vida adulta.

Dividir o mesmo ambiente também pode proporcionar mais oportunidades de cumplicidade, pois um irmão tende a confiar e contar mais sobre problemas, dificuldades e descobertas com o outro. Essa troca de confidências e surge na infância e se mantém após a adolescência. E o melhor de tudo é que eles terão muitas histórias para contar.

Na Realmarka você encontra empreendimentos com plantas de 2 quartos, projetadas para criar um espaço multiuso e que traga mais conforto e comodidade para sua família.