7jun

Bicicleta: mobilidade urbana sustentável e qualidade de vida

 

O uso da bicicleta como meio de transporte traz benefícios para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.

 

A bicicleta se tornou, nos últimos anos, a escolha de muitas pessoas como meio de transporte. Além de ser sustentável, ela tem zero emissão de qualquer gás do efeito estufa ou outro componente dos combustíveis fósseis, sendo importantíssima para o meio ambiente.

Para a mobilidade urbana a bicicleta é uma grande aliada, pois torna o trânsito mais coeso e fluente, dando mais velocidade e agilidade. Incentivar o uso deste modal é evitar congestionamentos, mas é, também, evitar gastos com o recapeamento asfáltico, que se faz sempre necessário quando se tem um grande fluxo de veículos trafegando por determinada via.

Para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte é essencial investir em ciclovias. Elas, além de deixarem a cidade mais bonita, facilitam a vida do ciclista e incentivam aqueles que têm medo de se aventurar entre os carros, a utilizar este modal como forma de locomoção diária.

Além de todas essas vantagens ao meio ambiente, praticar uma atividade traz muitos benefícios às pessoas: melhora na qualidade de vida, saúde mental e física. Pedalar promove a liberação de substâncias que garantem sensações de bem-estar, relaxamento e felicidade.

Isso faz com que o organismo estimule a circulação e a irrigação de sangue para o cérebro e, como resultado, o sono ganha em qualidade, o humor melhora e as chances de ter ansiedade ou depressão diminuem.

Ao dar uma volta de bike, você fica mais sensível ao que está a sua volta, já que não está cercado por barulho de motor, nem está protegido pelos vidros de um carro. Você escuta e sente melhor a cidade e a percebe igualmente melhor.

A bicicleta se tornou benéfica por estes e muitos outros motivos. Por isso, o dia 03 de junho foi determinado como Dia Mundial da Bicicleta, como forma de conscientizar sobre os benefícios sociais desse modal.

Começar a pedalar é uma cultura que envolve toda uma mudança de pensamento, de estilo de vida e de consciência em relação ao espaço urbano. As cidades estão se mostrando mais preparadas para oferecer essa alternativa com segurança e conforto para a população.

Pense no meio ambiente e na sua qualidade de vida: que tal começar a usar a bike como seu meio de transporte?