5abr

5 dicas para síndicos que podem revolucionar a reunião de condomínio

A reunião de condomínio pode ser mais produtiva e com objetivos claros que agradem a todos e sem tomar muito tempo. Veja 5 dicas que preparamos para você melhorar esse momento e fortalecer a confiança e relação entre os moradores!

Saiba atrair os condôminos

Observações como: “a sua presença é indispensável para o bom andamento e valorização do nosso patrimônio” e “os ausentes, por Lei, deverão acatar com todas as decisões tomadas” são fundamentais para atrair a atenção dos moradores. Além disso, utilize os lembretes no quadro de avisos do condomínio, e-mails e até o WhatsApp, visto que é a comunicação mais rápida nos dias de hoje.

Sua pauta deve conter os tópicos importantes que serão tratados na reunião

Antes da reunião, realize um planejamento estratégico de tudo que deseja abordar. Defina o que será tratado para poder controlar os debates de maneira prática, rápida e sucinta.

Estabeleça um tempo específico para cada tema que será abordado.

Isso fará com que as reuniões não sejam extensas e cansativas, reduzindo assim a evasão dos moradores. Quando os assuntos forem abordados e mais de uma pessoa queira se manifestar, relembre-os sobre o propósito de cada assunto e garanta a otimização do tempo, melhorando a comunicação entre todos.

Pratique a criatividade no quórum!

Para garantir o quórum, já que as reuniões precisam de um número mínimo de moradores para se desenvolver e para haver a votação de ideias e novos projetos, evite o desânimo dos participantes. Crie algo dinâmico, participativo, que chame a atenção e desperte o interesse dos condôminos. Um exemplo é oferecer um café da tarde caprichado, nada muito sofisticado, mas que atenda quem for diretamente após o horário de trabalho.

Esclareça a previsão orçamentária já na convocação

Assim, os condôminos poderão ler detalhadamente e decidir com maior propriedade, evitando perda de tempo durante a reunião. Desta forma, você terá menos dificuldade em fazer com que os condôminos entendam a previsão e definam em conjunto as prioridades de manutenção, novos projetos e/ou aumento do valor da taxa condominial, entre outros aspectos.

Viu como é possível desenvolver uma reunião de condomínio mais agradável e produtiva? Pode até parecer cansativo, mas além de facilitar o seu trabalho, estas dicas podem trazer ótimos resultados a médio e longo prazo. Conte com a gente para deixar sua rotina ainda mais objetiva!