Quando pais preparam o quarto do bebê o projeto é desenvolvido com muito carinho. Confira quatro estilos de decoração para a chegada do novo membro da família.
Um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa é o nascimento de um filho. Por isso, o planejamento para aumentar a família é tão bem pensado. Grandes passos como investir na compra de um apartamento mais adequado, trocar o carro para ter mais segurança e fazer um plano de saúde são realizados. Um outro projeto é bem especial e aguardado pelos pais: a decoração do quarto do bebê.
Hoje, apresentamos quatro estilos de decór para dar as boas-vindas ao novo descendente da família. Perguntamos, também, à arquiteta Ana Claudia Braz, como deixar o quartinho seguro para o neném. Vamos conferir?
1. Decoração FAÇA VOCÊ MESMO
A expressão “faça você mesmo”, que é a tradução do inglês de do it yourself (DIY), ficou famosa por trazer soluções em móveis sustentáveis, utilizando a criatividade. Com esta metodologia, pais com talentos artesanais podem criar e montar o quarto do seu bebê. Já pensou nisso? Além de especial, uma opção econômica.
Os enfeites como mobiles, nichos, letreiros com o nome do neném, luminárias e potinhos estão entre os itens que os pais mais fazem em casa. E o mais legal, os itens são feitos com materiais fáceis de encontrar e com bons preços como: tecido, papelão e embalagens.
2. Decoração MINIMALISTA.
O minimalismo, assim como o método “faça você mesmo”, traz a filosofia da sustentabilidade, pois neste estilo coloca-se no ambiente somente o necessário. Portanto, o primeiro passo para desenvolver o projeto de um quarto infantil minimalista é refletir sobre o que o bebê realmente vai utilizar. Depois, optar por móveis e enfeites que componham uma atmosfera mais tranquila e que tenham cores da mesma paleta, trazendo mais simplicidade e harmonia ao ambiente.
Apesar da decoração minimalista ter menos itens do que o habitual, a criatividade pode ser ainda mais desafiadora.
Também, o móvel 2 em 1 pode entrar em cena no minimalismo. Os móveis funcionais têm uma característica especial: o aproveitamento do espaço em ambientes compactos, principalmente se forem planejados. Além disso, o quarto pode ficar bem criativo.
O móvel funcional mais utilizado em quartos de bebê é o berço com cômoda e trocador integrados.
3. Decoração LÚDICA
O estímulo à fantasia é saudável para o desenvolvimento dos pequenos. Quartos lúdicos de bebês, com pinturas nas paredes, tapetes e acessórios que fazem uma composição temática ajudam a soltar a imaginação, inclusive dos pais, que adoram contar estórias infantis para os seus filhos.
Confira alguns temas lúdicos para inspirar na hora do decór: floresta dos bichinhos, dia de sol, céu de nuvens, reino encantado, balão, mangá, cupcake e estações do ano.
4. Decoração com SEGURANÇA
A estética do quarto do bebê também pode garantir a segurança. Perguntamos à arquiteta gaúcha, Ana Claudia Braz, o que prestar a atenção para evitar acidentes.
“Quando você montar o quartinho da criança coloque o bercinho afastado da janela, aconselha a arquiteta.”
Ana Claudia também aconselha a revisar o projeto depois de pronto, refletindo sobre o que poderia trazer risco ao neném. Por exemplo: evitar pendurar itens pesados nas paredes ou vasos em prateleiras, pois podem cair e machucar a família. A cômoda é um móvel que pede atenção, por ser alta e estreita tende a tombar. A solução, neste caso, é pregá-la na parede. Por fim, contrate profissionais qualificados para montar a mobília.
Se você gostou destas dicas compartilhe!
Acompanhe a gente nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fale conosco pelo WhatsApp. (41 99500-5757)