Ser um corretor de imóveis pode parecer uma tarefa tranquila, porém exige estudo e dedicação. A profissão foi regulamentada no Brasil em 1962 e, de acordo com a lei, o profissional dessa área pode exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis e opinar quanto à comercialização imobiliária.
Na prática, segundo as atribuições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o corretor pode, além dos itens já citados acima, solicitar a documentação para as transações imobiliárias, entrevistar clientes, pesquisar mercado e captar imóveis, elaborar estratégias de comercialização e assessorar os clientes após transação.
A sua função pode ser desempenhada em imobiliárias, construtoras, condomínios ou atuar como profissional autônomo. O corretor também pode se especializar em um tipo de imóvel, por exemplo em área rural, loteamento, pensão, coworks e no mercado internacional.
Em resumo, existem cinco áreas de atuação no setor imobiliário:
- Corretagem de imóveis: cuida da venda, compra e locação de imóveis residenciais, comerciais e de loteamentos;
- Administração de imóveis: faz a gestão de locações e condomínios e auxilia na resolução de disputas judiciais envolvendo um imóvel;
- Advocacia na área imobiliária (nesse caso, é necessário ser um advogado);
- Gestão de fundos imobiliários: gerencia carteiras de investidores na área imobiliária;
- Prospecção: busca imóveis para construtoras.
Mas, para poder atuar como corretor de imóveis, é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão que fiscaliza o trabalho dos corretores e das imobiliárias do estado onde atua. Para conseguir o registro é preciso ter formação em um curso de especialização da área imobiliária:
- Técnico em Transações Imobiliárias (TTI)
- Tecnólogo em Gestão Imobiliária ou Negócios Imobiliários
- Bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários
O corretor de imóveis precisa ter um perfil comunicativo, persuasivo, paciente, que tenha facilidade com relacionamentos interpessoais, e com habilidades em vendas e negociações, pois será o responsável por oferecer suporte, orientar o cliente e fornecer todos os esclarecimentos necessários desde o início até a conclusão do processo.
Ser corretor de imóveis exige perspicácia, dedicação e constante busca pelo aprendizado, além de acompanhar as tendências e novidades do mercado imobiliário.
Neste Dia do Corretor de Imóveis, (27/08), parabenizamos todos aqueles que vestem a camisa e fazem parte do nosso time. Que diariamente nos ajudam a crescer cada vez mais. Nosso sonho só é possível graças a dedicação de cada um de vocês!