Descubra como aplicar a estratégia do Oceano Azul no mercado imobiliário.
Criada por Renée Mauborgne e W. Chan Kim, a estratégia do Oceano Azul surgiu como uma alternativa ao Oceano Vermelho, aquele em que todos os concorrentes estão e onde não há espaço para inovação. Explore oportunidades no mercado imobiliário aplicando a estratégia do Oceano Azul que é muito valiosa.
No Oceano Azul, abrem-se novas oportunidades para desenvolver e escalar seu negócio, de uma maneira rápida, mas não menos desafiadora.
Ao invés de se afogar em um Oceano Vermelho saturado de concorrência, a ideia é explorar o vasto Oceano Azul. Aqui, a inovação, a criatividade e a busca pelo novo se fazem presentes.
O que é Oceano Azul?
A estratégia do Oceano Azul é uma abordagem de negócios voltada a criar novos mercados sem competição direta.
Apesar de parecer simples, requer estudo de mercado, entendimento do negócio, pensamento inovador e ousadia para aplicar novas estratégias.
A estratégia do Oceano Azul foi assim nomeada no livro de mesmo nome, que destaca que “a única maneira de superar os concorrentes é não mais tentar superar os concorrentes”, visando assim maximizar oportunidades e minimizar riscos
Em outras palavras, o concorrente, como se costuma pensar, não deve ser o centro da estratégia de negócio, pois o objetivo é fazer algo diferente, que ele não faz, e assim ganhar espaço no chamado Oceano Azul. No Mercado Imobiliário ela é ainda pouco explorada.
Inovação de Valor
A inovação de valor deve agregar algo novo à vida do cliente e que resolva as suas dores, tanto as que ele conhecia quanto as desconhecidas.
Um bom exemplo disso é a Netflix, empresa que soube aproveitar bem as oportunidades do Oceano Azul. Isso porque quando estava no auge do empréstimo de filmes por DVDs, criou nos Estados Unidos um serviço de assinaturas que alavancou o negócio: os DVDs eram entregues na casa do cliente, segundo uma curadoria apurada, o que satisfez o cliente e levou a empresa a ser a única do segmento por bastante tempo.
Já hoje no segmento de streaming a Netflix enfrenta concorrência grande, mas graças a seu espírito inovador ela vem se reinventando e conseguindo se manter no topo de seu nicho.
O Cirque de Soleil, da mesma forma, conseguiu se destacar em um nicho que estava praticamente acabado, unindo ao circo arte e inovação. Assim, atingiu um público diferenciado, cobrando valores altos por seus espetáculos, que há anos rodam o mundo com apresentações inéditas – e lotadas.
O Nubank também se aproveitou desta estratégia, dando início a uma onda de fintechs que transformou o ramo bancário, levando até os bancos tradicionais a saírem da sua zona de conforto e atualizarem suas operações.
Como visto, não é algo fácil, por isso não são todos que fazem. O que conseguem navegar no Oceano Azul encontram oportunidades que não podem ser calculadas. Explore oportunidades no mercado imobiliário.
O Mercado Imobiliário, da mesma forma, pode se beneficiar desta estratégia. Basta identificar as dores dos clientes e criar soluções que vão além das expectativas atuais.
Como aplicar ao Mercado Imobiliário?
Agora que entendemos o que é a Estratégia do Oceano Azul, vamos a algumas dicas de como utilizá-la.
Lembrando que cada ramo de atividade possui seus desafios e oportunidades, então fazer um estudo aprofundado de seu negócio, como tendências, região e clientela faz toda a diferença afetando diretamente os resultados.
Requisitos
- Estude seu mercado, entenda o que tem sido feito e o que está se repetindo.
- Qual a dor do cliente que seu produto visa sanar? Existem outras dores a serem consideradas?
- O que você pode fazer que não está fazendo para sanar essa dor? Anote suas ideias para fazer diferente e ir além do que existe.
- Crie uma estratégia para viabilizar esta entrega.
- Teste a reação de seu público e faça os ajustes necessários.
Explore oportunidades no mercado imobiliário, aquelas pouco conhecidas ou nichos de mercado dentro do setor. Super nichos são ótimas alternativas, em que se foca em determinado tipo de produto, público ou região, por exemplo.
Analise as demandas que não são atendidas ou as necessidades de seus clientes que não estão sendo observadas. Explore-as de forma inovadora, fugindo das maneiras como tem sido feito até então.
Preste atenção para que sua proposta seja única e se diferencie dos serviços e produtos imobiliários oferecidos tanto pelos concorrentes, quanto por você mesmo.
Por exemplo, para além de entregar um imóvel de qualidade, é possível criar espaços inteligentes que promovam qualidade de vida, sustentabilidade e comunidades integradas. Ou ainda, desenvolver áreas com acessibilidade, personalização, eficiência energética ou até mesmo novos modelos de financiamento. Alguns elementos podem fazer toda a diferença, como atendimento personalizado, tecnologia aplicada e soluções criativas.
Para ir além de lançar produtos inovadores, a abordagem sobre eles também deve seguir esse modelo. Aplicando o Oceano Azul ao Mercado Imobiliário, tanto pelos setores comercial, quanto de marketing, deve-se buscar envolver o cliente com os aspectos do empreendimento que mais conversam com ele. É aqui que entram a humanidade e empatia e o saber ler as necessidades dos clientes.
Conclusão
Aqui na Realmarka, estamos sempre buscando fazer diferente, mais e melhor, para levar até você empreendimentos que respondam seus anseios e sejam espaços de felicidade e realizações.
Por isso, aplicamos a estratégia do Oceano Azul, buscando as soluções e oportunidades que o mercado imobiliário tem e assim transformar seus sonhos em realidade. Navegue conosco nesse mar de possibilidades.
Clique aqui e entre em contato conosco! Venha conhecer tudo o que temos a te oferecer.