Comprar ou alugar um imóvel para morar, eis uma dúvida recorrente. Veja quais são as vantagens de cada um e tome a melhor decisão
A alta da taxa Selic deixou muitas pessoas em dúvida quanto a alugar ou comprar um apartamento no ano de 2022. Afinal, se a Selic sobe, os juros de um financiamento também aumentam. Isso pode gerar certa insegurança para quem quer investir em um empreendimento.
Porém, mesmo com a alta da taxa, ela ainda não atingiu o seu pico histórico e isso deve ser considerado. Além do mais, é preciso que a pessoa interessada em investir lembre-se de que também existe a opção de comprar um imóvel na planta. Nesse caso, ele sai mais barato e, mesmo com a alta da Selic, pode ser um ótimo negócio.
Também, é necessário considerar a situação individual de cada um. Afinal, muitas vezes o dinheiro guardado não rende o valor mensal que é gasto com aluguel. Assim, comprar um imóvel seria mais vantajoso.
É melhor optar por comprar um imóvel quando:
- A taxa de juros não está tão alta, se comparada com seu histórico;
- A pessoa tem uma boa parte do dinheiro guardado, o que permite diminuir a quantidade de juros que irá pagar em um parcelamento;
- Há estabilidade de vida, ou seja, a pessoa pretende viver muitos anos na mesma cidade;
- Quando o bem-estar em uma localização com tendência a crescer e receber investimentos, o que levaria à sua valorização.
E quando é melhor optar pelo aluguel?
- Quando a pessoa não tem pelo menos 30% do valor do imóvel para dar de entrada;
- Quando os juros estão tão altos que são considerados recordes históricos;
- Caso haja a perspectiva de mudança de cidade ou Estado em pouco tempo.
Acha que está na hora de comprar? Conheça os empreendimentos Realmarka!
Acompanhe a gente nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.