Investir em imóveis em Curitiba é sinônimo de ótimos negócios. O mercado imobiliário da capital paranaense é seguro, rentável e muito atrativo. Entenda!
Curitiba é tida como uma das melhores localidades para se viver no Brasil. Investir em negócios no município pode ser uma boa dica, principalmente, no crescente mercado imobiliário. A população da cidade estima-se em 1.963.726 pessoas, segundo dados do IBGE. Para dar conta de tantas pessoas, projetos de economia inteligente e sustentável são realizados nos setores público e privado. Além disso, os preços dos imóveis são atrativos. Para você entender melhor porquê a capital paranaense está na mira de investidores imobiliários, elencamos cinco motivos para investir nela. Confira!
#1. Setor imobiliário em pleno em crescimento
Mesmo com a pandemia Covid-19, o setor imobiliário teve crescimento em 2021, segundo dados divulgados pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Para ilustrar, em Curitiba, somente as vendas de apartamentos novos, nos cinco primeiros meses deste ano, registraram o aumento de 58% em comparação ao mesmo período do ano passado.
A capital do Paraná é uma das cidades mais promissoras em negócios imobiliários no país. De 2019 para 2020, lançamentos de edifícios residenciais e apartamentos novos cresceram 30% na Capital. Até maio deste ano, a Ademi-PR registrou a comercialização de 2.527 imóveis no município, com uma média de 505 apartamentos por mês. No mesmo período do ano anterior haviam sido vendidas 1.596 unidades, na média de 319 por mês. Março foi o mês campeão em vendas: foram fechados 750 negócios.
Esses números denotam a potência do setor na capital das araucárias, que bate recorde de licenciamento nos últimos 10 anos.
#2 – Preço do m² em Curitiba
Dentre as cidades do Brasil com maior qualidade de vida, de população maior de 266 mil habitantes, e metro quadrado com preços mais competitivos, Curitiba aparece em nono lugar, segundo a ranking da consultoria Macroplan, de 2021.
Mesmo com o aumento do metro quadrado em 8,68% nos últimos meses (relatório de setembro de 2021, do portal Imovelweb), os preços dos imóveis continuam atrativos para investidores. Especialmente, quando comparados com valores de outras capitais brasileiras. Pela mesma fonte, o valor médio do m² em Curitiba está em R$ 7.265/m², de forma que um imóvel padrão de 65 m², com dois quartos e uma vaga custa R$ 449 mil.
Para mais vantagens econômicas damos uma dica de ouro: compre um apartamento ainda na planta. Isso porque o preço do metro quadrado de imóveis na planta é mais barato do que o de imóveis já prontos. Além disso, uma vez que o empreendimento esteja pronto ocorre a valorização da propriedade na medida em que os anos passam.
Outro fator importante a destacar é a questão do crédito, que está com os juros para financiamento imobiliário nos níveis mais baixos, desde que o estudo da Ademi-PR começou a ser divulgado, em 2007.
Consulte agora os nossos preços e condições.
#3 – Cidade inteligente, imóveis valorizados
Por que Curitiba é tão especial? Porque é vanguardista e se preocupa com o futuro do planeta.
A cidade sempre teve reconhecimentos nacionais e internacionais. O mais recente deles foi o prêmio Latam Smart City Awards 2021, voltado a iniciativas de cidades inteligentes, com o projeto Vale do Pinhão – um movimento da prefeitura e ecossistema de inovação, responsável pela maior transformação econômica sustentável. Um exemplo de ação, em desenvolvimento no plano, é a de mobilidade elétrica.
A capital do Paraná também foi apontada como uma das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, pelo do Intelligent Community Forum (ICF). A premiação reconhece ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.
Segundo o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que trata dos desafios de gestões municipais, a cidade sorriso ficou em primeiro lugar no ranking de melhores capitais do Brasil em 2021.
Sendo verde, com aproximadamente 40 parques encantadores, Curitiba oferece segurança para investimentos sólidos e longevos, além da valorização nos imóveis.
#4 – Capital mais reconhecida por qualidade de vida
As áreas que colocam Curitiba no primeiro lugar do ranking de melhores capitais do Brasil são: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento Básico. Confira algumas informações:
- Na área de Saúde, Curitiba se destacou com o registro da taxa de mortalidade de 6,5 por mil nascidos vivos em 2019, com uma redução de 27% em uma década (exceto panorama Covid-19);
- Na área de Saneamento, a cidade sorriso se destaca com o amplo alcance dos serviços de coleta de resíduos domiciliares, abastecimento de água e atendimento de esgoto;
- No setor de Educação, o levantamento aponta que o município alcançou 6,5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ensino Fundamental I e 5,0 pontos no Ensino Fundamental II da rede pública, nota maior que a média dos cem maiores municípios do país;
- Em Segurança, o estudo aponta a redução de 42 para 16,5 homicídios por 100 mil habitantes, entre 2009 e 2019, ano em que a cidade teve uma taxa menor que a média no país.
Além disso, Curitiba oferece lazer, cultura, tendo mais de 75 museus, e Gastronomia tradicional e contemporânea. O recorrente Festival de Curitiba, de teatro, atrai turistas do Brasil inteiro e enaltece a arte. Os bairros são bem estruturados e o trânsito tem acessos inteligentes. Também, possui 19 mil m² de parques e exemplar limpeza pública. São incontáveis os motivos que tornam a capital do Paraná excelente em qualidade de vida.
#5 – Praça universitária: atrativo para investidores
Curitiba é uma das cidades do Brasil mais procuradas por estudantes. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), atualmente a cidade reúne mais de 127 mil universitários matriculados em cerca de 70 instituições de ensino. Segundo o instituto, todos os anos, aproximadamente 30 mil estudantes ingressam no ensino superior na capital paranaense, sendo que boa parte deles vêm de outras cidades do interior do Paraná ou de outros estados. O ingresso ao ensino superior tem alta demanda na procura por imóveis.
Se você quer investir em imóveis, ter ganho de renda passiva, coloque Curitiba no seu plano de negócios. E, claro, conte com a Realmarka para isso. Nossos projetos tem o perfil da cidade, pois apresentam propostas inteligentes, sustentáveis e humanizadas. Para nós, proporcionar qualidade de vida é regra primordial nos nossos empreendimentos.
Se você gostou deste blogpost compartilhe!
Acompanhe a gente nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fale conosco pelo WhatsApp.