Se você possui um financiamento ou pensa em fazer um já deve ter ouvido falar em amortização de parcelas. Mas você sabe o que significa e como funciona? Esse processo é o ato de antecipar o pagamento das parcelas de um financiamento para reduzir o valor total da dívida. Esse recurso é muito praticado em financiamento imobiliário de prazos mais longo.
É importante explicar que a amortização do financiamento ocorre todas as vezes que você faz o pagamento de uma parcela mensal. Essa é a amortização tradicional, ou seja, é a forma comum de diminuir a sua dívida ao longo do tempo.
Porém, além dos pagamentos mensais regulares, muitos financiamentos permitem a amortização por meio da antecipação de parcelas. Sendo assim, você pode encurtar o prazo de pagamento do saldo devedor, pagando mais de uma parcela no mesmo mês, por exemplo.
Quando você faz um financiamento no contrato consta um valor inicial para cada parcela, a quantidade de parcelas e as condições de pagamento, com os respectivos prazos. Estas parcelas recebem mensalmente um índice de reajuste acumulado para a correção dos custos na construção civil, até a quitação total da dívida. Mas, caso seja sua opção, você pode antecipar o pagamento com o objetivo de reduzir o tempo de financiamento e evitar os juros.
OPÇÕES DE AMORTIZAÇÃO:
Método SAC – redução no valor das parcelas conforme a dívida é paga. Todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total. A diferença no valor das parcelas se dá pela queda de juros. Como o gasto com juros é menor, essa modalidade tende a ser mais vantajosa para o longo prazo.
Método Price – é a amortização com parcelas fixas, porém mais altas do que as do método SAC. Os juros são calculados de forma antecipada, e distribuídos igualmente ao longo das parcelas. É um sistema que costuma ser utilizado com mais frequência em outras modalidades de financiamento, incluindo os financiamentos de eletrodomésticos.
QUAIS AS VANTAGENS DA AMORTIZAÇÃO:
Redução do saldo devedor – todas as vezes que você efetua o pagamento da parcela, seja ela a do mês corrente, seja ela referente a uma antecipação, fica mais próximo à quitação do contrato.
Abatimento de juros e encargos – você não só reduz a dívida, evitando o pagamento de multas e juros, como também elimina a chance de acumular parcelas e prolongar ainda mais a dívida.
Redução do tempo de pagamento – possibilidade de se quitar o seu financiamento em um tempo menor.
Mas é importante saber que o processo de amortização envolve custos e, também é preciso analisar se amortizar as parcelas será vantajoso para você. Antes de fazer o processo é necessário comprar a taxa de juros do valor financiado com a taxa de juros de uma possível aplicação financeira, assim você saberá se, no seu caso, o processo vale a pena.