20maio

A importância da sustentabilidade nas construções

 

Ações podem ser adotadas para tornar os empreendimentos ambientalmente mais corretos

 

A cada dia a sustentabilidade é mais importante para os diferentes setores da construção civil. Ela se tornou uma maneira de oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas que utilizarão as edificações.28

Economia financeira para os compradores e mais respeito ao meio ambiente. Esses são dois motivos apontados pelas construtoras para justificar a opção por imóveis sustentáveis. Segundo especialistas no setor, a sustentabilidade passou de uma simples tendência à realidade no segmento da construção civil.

O objetivo é garantir que antes, durante e após as construções, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais nos canteiros de obras, potencializem a viabilidade econômica (tanto para quem constrói quanto para quem vai morar) e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

O canteiro de obras também pode ser sustentável, com medidas de controle do impacto ambiental, favorecendo a reciclagem dos resíduos, agilidade na execução da obra, menor incidência de acidentes e estabelecendo as diretrizes da construtora.

De acordo com o diretor de operações da Realmarka Construções, Nelson Rodrigo da Silva, sustentabilidade gera perenidade. “A importância de sustentabilidade é máxima em todos os lugares e áreas, mas nos canteiros de obras buscamos, por exemplo, ter o uso de água reduzido em função de compra de produtos prontos, usinados que, além de controle tecnológicos para se atingir os padrões de qualidade requeridos e competitivos, tem menos desperdícios”, exemplifica.

“O uso dessas cadeias de fornecimento aliadas à treinamentos das mãos-de-obra evita-se o desperdício. Ou seja, não ter desperdício gera menos consumo de matéria prima, menos resíduo, menor consumo de energia no canteiro”, acrescenta Rodrigo.

O conceito de sustentabilidade na construção civil traz uma série de vantagens aos empreendedores como redução de gastos e mais conforto aos proprietários. Além disso, gera o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios.