Estimativa é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Construtoras estão otimistas e algumas preveem crescer até 100%, dobrando as vendas em relação ao ano passado
Boas notícias para o segmento da construção civil. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), anunciou um aumento na projeção de crescimento do setor para 2022, de 2,5% para 3,5%. No início do ano, a expectativa era uma alta na casa dos 2%. Alguns fatores levaram a esse índice mais otimista, como por exemplo as novas medidas do Governo Federal para reanimar o programa habitacional Casa Verde e Amarela, reduzindo os juros para o Pró-Cotista.
Segundo sondagem da indústria da construção, o setor encerrou o primeiro semestre com o maior patamar de atividades desde outubro de 2021, a 51,6 pontos. O nível de 50 pontos divide crescimento de retração. Em coletiva de imprensa, o presidente da CBIC, Carlos Martins, disse que se o crescimento previsto de 3,5% realmente se confirmar, o segmento voltará aos patamares de 2015, quando a indústria de construção viveu um boom.
O setor da construção civil é considerado por especialistas como um propulsor da economia, sendo um dos que mais geram empregos no país. Segundo dados do Ministério do Trabalho, em maio o setor empregava 2,46 milhões de pessoas em todo o Brasil. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Rodrigo Zerbeto Assis, pondera que essa projeção de crescimento poderia ser ainda maior, caso houvesse uma queda no preço dos insumos. “Esse crescimento poderia ser ainda mais expressivo, porém, o setor foi muito impactado pela alta dos preços dos principais insumos, que chegou a superar 50% em 20 meses. Mesmo com isso, o a expectativa é positiva”, considera o presidente do Sinduscon-PR, Rodrigo José Assis.
Construtoras com otimismo dobrado
A projeção otimista de crescimento do setor se reflete também nas construtoras. Na Realmarka Construções, por exemplo, a expectativa é de um crescimento de 100%. Com diversos empreendimentos espalhados por Curitiba e Região Metropolitana, a diretoria da empresa espera dobrar as vendas em relação ao ano passado. “Já tivemos um 2021 muito bom, e esse ano iniciamos com uma expectativa ainda melhor. Essa previsão vem se confirmando até agora, e ao final de 2022, esperamos crescer 100%, praticamente dobrando as vendas comparando com o ano passado. O cenário é bastante positivo e estamos otimistas com o que vêm pela frente”, afirma a diretora de produto da Realmarka, Kalliany Real.