Buscando economizar e ter um lar mais sustentável? Confira as nossas dicas para viver a sua casa de maneira mais consciente
Ter uma casa sustentável, economizando tanto nas contas, quanto nos recursos naturais, tem sido um desejo cada vez maior na sociedade. Já podemos sentir os efeitos negativos que vêm acontecendo nos últimos anos, em decorrência do aquecimento global, da poluição, e, principalmente, por conta das ações e interferências humanas em nossa natureza.
Dessa forma, muitos têm procurado maneiras de trazer a sustentabilidade para dentro de casa, com pequenas ações que, em conjunto às demais pessoas, fazem a diferença para o planeta.
Algumas pessoas acreditam que tal modo de vida é mais caro e difícil de ser seguido, porém, aos poucos, é possível se habituar a um consumo comedido e um modo de vida responsável. Confira agora algumas dicas para você viver a sua casa de modo mais consciente e sustentável.
Reduza o consumo de água
Um primeiro passo importante é saber a quantidade de água utilizada em cada cômodo do seu lar, principalmente a cozinha, a lavanderia e os banheiros. A partir dessa análise, estude os resultados obtidos e veja como o consumo pode ser reduzido. Tenha certeza de que as torneiras, as mangueiras e os chuveiros estejam todos devidamente fechados, evitando o desperdício de água e vazamentos. Caso precise renovar algum desses itens, confira os detalhes do produto que irá comprar e escolha aqueles que ajudem na economia de água. Muitos modelos de torneira, por exemplo, possuem arejadores articulados, que ajudam na economia da vazão de água, e acionamento moderno, que evita o desperdício.
Diminua, também, o consumo de energia elétrica
Muitas pessoas tentam iniciar em casa uma rotina que economiza mais energia, seja por questões financeiras ou ambientais. Infelizmente, a maioria desiste das práticas sustentáveis antes que as mesmas se tornem hábitos do dia a dia. É importante, então, ter paciência e persistência nestas atividades. Assim, proponha a você mesmo adotar algumas ações durante a semana. Seja paciente e não se cobre tanto. Algumas práticas que você pode adotar, são:
- Apague as luzes ao sair de cada cômodo;
- Aproveite a iluminação e ventilação natural, ao invés de gastar energia com luminárias, ventiladores e ar condicionado;
- Remova da tomada, sempre que possível, aparelhos que não estão sendo utilizados, como televisões e computadores;
- Prefira, para a sua casa, eletrodomésticos de baixo consumo de energia elétrica. Você pode conferir, na hora da compra, se o produto possui o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica);
- Pesquise mais sobre a energia solar e saiba como instalar aparelhos que a reaproveitam em sua casa.
Cultive plantas dentro de casa
Além de deixar a casa bonita, charmosa, tranquila e refrescante, cultivar plantinhas em casa ajuda a purificar o ar, uma vez que elas consomem gás carbônico e liberam oxigênio. Há diversas plantas que podem ser cultivadas dentro de casa, pois não necessitam da luz direta no sol.
Uma horta caseira também é uma ótima opção para se ter em casa. Você pode usar embalagens reutilizáveis, como potes e garrafas PET, para cultivar salsinha, cebolinha, hortelã, manjericão e demais temperos para as suas refeições. É uma atividade simples e relaxante! Você pode conferir como montar uma horta vertical no seu apartamento, em nosso Instagram:
Separe o lixo reciclável
Uma tarefa muito simples, mas que também ajuda muito: separar o lixo reciclável. Soma-se a isso a preocupação em reaproveitar o lixo doméstico. Vidros, plásticos, papéis não metalizados e outros itens podem ser reutilizados.
Existem vários catadores e até empresas que fazem a coleta seletiva de lixo. Informe-se no seu bairro e passe a contribuir com o meio ambiente proporcionando um destino correto ao seu lixo. Lembre-se de que você também é beneficiado indiretamente, já que a reciclagem de produtos ajuda a economizar.
Por fim, tenha em mente que não será da noite para o dia que a sua casa terá menos impacto no meio ambiente. É preciso que você se desafie a criar novos hábitos. Aos poucos, você vai se acostumando com cada prática e começa a viver a sua casa de maneira sustentável!
Se você gostou deste post, compartilhe!
Acompanhe a gente nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fale conosco pelo WhatsApp.