Muita gente se pega pensando o que vale mais a pena: comprar um imóvel ou um carro? Conheça as vantagens de cada escolha e fique de olho nas dicas.
Conforme o tempo passa, mais pessoas tendem a sentir vontade de adquirir um bem durável. Mas aumentar o patrimônio sempre deixa dúvidas sobre qual opção é mais vantajosa: o carro ou um imóvel. Neste post, iremos te ajudar a entender qual compra vale mais a pena priorizar e o que rende mais como investimento. Vamos lá?
Acho que quero comprar um carro. Vale a pena?
Ter um carro possui inúmeras vantagens e benefícios, principalmente se você é morador de uma grande cidade. Com um veículo, é possível se locomover para qualquer lugar com praticidade e conforto. Entretanto, comprar um automóvel é uma decisão que deve ser muito bem pensada e avaliada, pois apesar da praticidade, um carro também pode gerar muitos gastos indesejados.
Ao fazer a compra de um carro, você terá que arcar, constantemente, com os custos do abastecimento, seguro, mecânico, vistorias, licenciamentos e o grande terror de quase todo motorista: o IPVA.
Quem pretende comprar um automóvel também precisa escolher entre um carro novo ou usado, então vale lembrar que os veículos novos desvalorizam logo que saem da concessionária. Ao longo de três anos, o seu carro valerá -30% do que o valor pago na primeira compra. Os usados também correm o risco de possuírem algum problema, podendo vir a ser um gasto a mais no futuro.
Então devo investir em um imóvel?
A compra de um imóvel parece ser um investimento muito maior e importante do que a aquisição de um carro – e de fato, é! Contudo, além de garantir uma moradia e bem-estar para você e sua família, um imóvel é um patrimônio que dificilmente irá se desvalorizar com o tempo, muito pelo contrário: tende a ganhar valor. Por exemplo, se você fizer a compra de um imóvel por R$200.000,00 e decide vendê-lo ainda em bom estado, é possível que você consiga lucrar 50% a mais do que o valor anterior. Isso acontece pois o mercado imobiliário tende a valorizar a cada ano que passa, diferente do mercado automobilístico.
Claro que o imóvel também possui muitos gastos, como manutenções, IPTU e eventuais gastos com condomínio. Mas, mesmo com esses custos, o retorno do investimento é garantido. A maioria dos imóveis são adquiridos por meio de financiamentos.
Afinal, qual devo escolher?
Depende da sua necessidade, do seu estilo de vida e do quanto você está disposto a gastar no momento. Investir o dinheiro em um imóvel te garantirá segurança e um retorno maior no futuro, porém, caso não tenha certeza que suportará arcar com as contas e com os impostos, vale considerar aguardar um pouco mais ou optar pela compra do automóvel, que é um bem de consumo de extrema utilidade e garantia de comodidade em sua rotina.
E então, decidiu aplicar suas economias em apartamentos novos e aproveitar o cenário vantajoso oferecido pelo mercado atualmente? Entre em contato conosco e confira nossas opções de empreendimentos!
E se gostou do post, compartilhe!
Acompanhe a gente nas nossas redes sociais:
Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fale conosco pelo WhatsApp!